3.1.14

“Eu queria alguém para desabafar…”

A verdade é que eu sempre ouvi dizer que nada acontece por acaso...e eu cada vez acredito mais nisso.
Comecei a trabalhar numa loja e como deve ser do conhecimento de quase todos vocês é obrigatório por lei irmos a uma consulta de medicina do trabalho. Não fui de inicio e não me perguntem o porquê, porque nem eu sei, mas agradeço, pois hoje poderia continuar na ignorância.
Passado quase seis meses a minha responsável dá-me conhecimento que vou ter consulta nessa mesma semana, senti um nervoso miúdinho, coisa que nem eu sabia explicar porquê, uma consulta meramente de rotina, que de pouco ou nada nos serve.
Acordei bem cedo nesse dia, fui para Lisboa em busca da clínica, antes de entrar estava nervosa e só me questionava o porquê daquilo tudo, era uma coisa normal, que eu já haveria feito várias vezes...entrei, dei o meu nome, aguardei, tremia na cadeira, respirava fundo, até que uma menina chama o meu nome. Entro numa sala, pedem-me para tirar a roupa que tinha da parte de cima e deitar-me, pois ia fazer um electrocardiograma, ao falar com essa jovem acalmei, fiz o exame e mais uma vez estava sentada, desta vez a aguardar que o médico me visse.
Aguardei mais de dez minutos, estava calmamente a ler uma revista quando o médico abre a porta e manda-me entrar. Começa por me fazer perguntas básicas, refere que tenho peso a mais para a minha idade...até que ele abre a carta do exame e questiona-me se estava nervosa, muito calmamente expliquei que na altura em que fiz o exame estava muito calma, ele pouco ou nada contente questiona-me se costumo ter o ritmo cardíaco acelerado, ao que eu respondo que sou uma pessoa bastante nervosa, mas que nunca havia dado conta de tal coisa. Limitou-se a dizer que o meu coração era como um motor de um carro, se puxar demasiado por ele, avaria...ai assustei-me.
Prosseguiu a conversa, mas avisou-me que tinha que ser vista nesse sentido. Passamos para a parte da vista, tinha que dizer as letras que estavam projectadas na parede, estava a dizê-las todas sem qualquer tipo de dificuldade, ele levantasse, colocasse atrás de mim e mexe no meu pescoço, começa pela zona da coluna, até que passa para a parte da frente. Repetidamente ia-me pedindo para engolir, comecei a perceber que algo não estava bem,até que ele avança para a minha frente e diz-me friamente que tenho um grande nódulo na zona do pescoço, que podia ser perigoso e tinha de tratar disso com urgência. Foi inevitável, por mais força que fizesse as lágrimas estavam a querer cair, deitei algumas, mas tentei aguentar ao máximo para não ter um ataque de choro. Ele dá-me um aperto de mão e deseja-me a maior sorte e felicidades. Da sala do médico até à recepção são 2 minutos, por momentos pareceu-me eternidades, queria sair dali, sentia-me perdida, assinei um documento a comprovar que lá estive e sai rapidamente. Fechei a porta e ali...ali entrei em pânico, senti medo, desamparada...liguei aos meus e como é normal ficaram todos em pranto, felizmente tenho pessoas maravilhosas à minha volta que sei que são para a vida toda. Nesse mesmo dia  fui ao hospital, fui vista, não tinha um, mas dois, estimaram que um deles tinha 4 cm e outro 2cm.
Passaram-me rapidamente para outra sala, fui fazer uma biopsia ao de 4 cm, a primeira tentativa correu mal, não acertaram, mas a segunda funcionou. Nesse dia tive o prazer de conhecer ainda mais pessoas maravilhosas que não me largaram a mão, antes de ir embora marcaram consulta para a semana seguinte para saber o resultado. Escusado será dizer como passei essa semana...
A semana passou a passo de caracol, o sofrimento aumentava cada vez mais, até que chegou o dia.
O suposto nódulo de 4cm tinha 3,50cm e era bócio, mas faltava saber o que era o outro, mandaram-me fazer uma ecografia ao pescoço e ai é que o meu coração entrou em sofrimento.
Eu não sou médica, nem enfermeira, mas já fiz algumas ecografias e apercebi-me que algo não estava bem,a médica estava a tirar imagens de vários sítios, apercebi-me que não eram só aqueles dois, havia mais...ao final do dia fiquei a saber que realmente existem mais, tenho vários ao longo da zona frontal do pescoço em que só um tem aspecto duvidoso...o meu coração estava pequenino, fiz-me de forte, não quis que ninguém se apercebesse que estava a sofrer, semana seguinte mais uma consulta me esperava.
Essa semana tentei esquecer isso, ignorar totalmente esse assunto, mas quando estava sozinha o medo apoderava-se de mim, mas eu era mais forte, ou pelo menos queria ser. Chegou o dia, entrei na sala, a operação é inevitável, pois o bócio está demasiado grande e traz-me algumas dificuldades, mas aqueles pequeninos têm que crescer, é necessário ver o que eles são, se são perigosos ou não e por esse mesmo motivo não se marcou operação.
Faltam-me 4 meses de espera para saber se houve desenvolvimento ou não, tenho receio, todos os dias as pessoas vêm-me a sorrir, mas quando chega aquele momento em que estou sozinha, dou por mim a questionar-me um milhão de coisas, assustada e ansiosa. O facto é que nunca em 24 anos nunca me haveriam apalpado o pescoço numa consulta de medicina do trabalho, acredito que nada acontece por acaso.
Precisava de desabafar, deitar tudo cá para fora, é uma forma de aliviar algo que tenho guardado comigo ao longo de dois meses, parece estúpido, mas se soubessem o quanto me soube bem este desabafo....obrigada por estarem desse lado.

19 comentários:

  1. Muita força!
    As coisas não acontecem por acaso :)

    O importante é manteres-te calma e forte!
    Desabafar é sempre bom e importante!

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Muita força Queen V. Qualquer coisa tu sabes que podes desabafar comigo. Vai tudo ficar bem.
    beijinhos e abraços apertadinhos

    ResponderEliminar
  3. O blog também serve para isso, para nos ajudar a deixar o coração mais leve...

    Vai correr tudo bem vais ver, haja força e vontade

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Minha linda muita força!! Vais ver que tudo vai correr bem...tudo tem uma razão para acontecer e realmente agora já estás a ser tratada ;) beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ai Vanessa.. eu fiquei em choque quando li as tuas palavras, o teu desabafo. Não imagino como sentiste esta semana, ou naquele dia..
    Desejo-te muita força! E não penses em negativismo (sei que é dificil). Mas vamos rezar que tudo vai correr bem!

    Um Beijinho Grande*

    ResponderEliminar
  6. Nem imagino o que deves ter passado nestes últimos tempos mas pelo que li tens tido muita coragem.
    Acredito que o pior já passou, estás a ser acompanhada e isso é que interessa :)
    Espero que tudo corra pelo melhor :)

    ResponderEliminar
  7. Força gaja,sabes que não sou boa com as palavras mas quando quiseres podes falar/desabafar a vontade ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Muita força e mantém a calma porque pensar em coisas más não vale a pena, só faz o teu motor arrancar. Tudo se resolve com tempo e o apoio dos que mais gostamos ^^ Estás a ser companhada por profissionais e que agiram bastante rápido por isso de certeza que o pior já passou!
    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
  9. Nem quero imaginar a angústia que deves ter passado e que ainda passas... Muita força e vais ver que tudo vai correr pelo melhor!

    Beijinho grande*

    http://agirlsdream-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Força linda
    beijinho
    uglyfashionexperience.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Que semana negra!
    Mas 2014 vai ser brando contigo e trazer-te muitas coisas boas, acredita!
    És uma grande mulher, V.!

    Beijinhos xx
    www.helenaduque.com

    ResponderEliminar
  12. Oh meu amor, não sabia das últimas novidades, que haviam mais :( Muita força minha linda, sabes que estou aqui sempre que precisares de desabafar! Não guardes para ti! Beijo enorme!!!!

    ResponderEliminar
  13. Espero que não seja nada grave, e que corra tudo bem!

    beijinho

    ResponderEliminar
  14. Oh minha Querida..fizeste bem desabafar..não estamos deste lado apenas para rir e tudo mais.
    Também acredito que nada acontece por acaso! Só te peço que tenhas muita força que a operação corra bem e espero e peço a Deus que não tenhas nada de mais grave e as complicações fiquem por aqui.
    Apesar de não te conhecer pessoalmente sigo-te à algum tempo e por isso sabes que estou aqui!
    Um grande beijinho..vai correr tudo bem..estou a torcer por ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa és linda...obrigada por estares sempre aqui :))))

      Eliminar
  15. Amiga, nunca desista, tudo vai dar certo!
    Beijos e boa semana!

    ResponderEliminar
  16. Princesa vais ver que não vai ser nada e tudo se vai resolver pelo melhor. E nada de te ires a baixo e pensamentos positivos atraem coisas positivas. E nem é preciso te dizer se precisares de alguém para falar estou aqui. Eu sei bem ultimamente não ando muito presente por motivos pessoais , mas podes sempre me ligar ou mesmo deixar mensagem que eu arranjo sempre tempo para ti.

    Bj linda!

    ResponderEliminar
  17. Fizeste muito bem em desabafar. Vais ver que não é nada de grave e que vais resolver o problema rapidamente. Beijinho e força*

    ResponderEliminar