20.6.15

Lasanha De Courgette Com Atum



Boa tarde caríssimos, têm gostado desta "rubrica" saborosa? Espero que sim, e que já tenham experimentado receitinhas inspiradoras, é esse o objetivo ;)



Hoje trago um mimo de prato sem glúten e hidratos, ideal para aqueles dias leves sem grande atividade e esforço físico! Lanhanha!! Mas não uma lasanha qualquer, com "folhas" de courgette e atum natural. 

Ingredientes:

courgette
1 limão 
1 cenoura pequena
2 latas de atum natural
1 c/sopa de maionese 
Pimenta/sal/ervas aromáticas a gosto
Queijo ralado

Numa bacia reduzir a courgette a tiras finas com um descascador de legumes. Temperar com sal, pimenta, e sumo de limão (usei limonagre da PALADIN). Reservar no frigorífico durante pelo menos 1 hora. Noutro recipiente deitar o atum, a maionese (das processadas prefiro a yogonese da calvé), as ervas e a cenoura (em rodelas, palitos ou bem ralada). Retirar a courgette do frio, e num tabuleiro pequeno começar a dispor as tiras sobrepostas nos dois sentidos até ficar uma base sólida. Verter metade do preparado de atum, e voltar a cobrir com as "folhas" de courgette. Repetir a dose e rematar com as últimas tiras. Cobrir com o queijo ralado e levar ao forno até tostar levemente. Não precisam de natas ao redor ou por cima, pois a courgette liberta água impedindo a lasanha de secar. O papel da cenoura, além de cor e sabor, é de ter algo estaladiço no interior. Podem substituir a maionese industrial por caseira, usar um pouco de natas/creme de soja, queijo creme, ou molho de tomate. Além deste legume fantástico, pode-se substituir perfeitamente por folhas finas de beringela, mas essas convêm ir ao forno previamente. Aqui acompanhei com folhas baby de rúcula e beterraba, fruto da minha hortinha. Bom apetite <3 


7 comentários: