26.5.17

Semana Internacional Da Tiróide



Caso para dizer, não sabemos o dia de amanhã.

Provavelmente já tinha problemas com a tiróide há anos, mas nenhum médico conseguiu interligar os
 meus sintomas, especialmente porque as minhas análises nunca deram qualquer tipo de 
problema com a tiróide.

Desde muito pequena sofria de dores de cabeça constantes, com o passar dos anos começaram a ficar mais 
intensas e saturantes. Quando procurei um médico mandaram-me fazer uma ressonância magnética, em que 
o resultado foi uma enxaqueca. Depois disso, durante anos elas continuaram e sempre foram ignoradas 
pelos médicos, eram as enxaquecas.

Aumento de peso....ui... mais de 125kg tive eu. O problema era sempre o facto de eu não fechar 
a boca, precisava de fazer dieta. Haviam meses que ganhava 10kg, eu sabia que não era santa, mas 
esses aumentos repentinos e tão elevados, deixavam-me sempre perplexa.

Volta e meia lá vinha um valente torcicolo. Durmo que nem uma pedra, mas sempre bem colocada na 
almofada... acordar completamente direita, mas com dores no pescoço sem me conseguir mexer, era constante!!!

O pior...cansaço, não ter muitas vezes força para me conseguir levantar ao acordar, este é sem dúvida o que mais
 me dá luta diariamente, nem a medicação conseguiu acabar com este marmanjo do cansaço!!!


Agora falando muito por alto... outros sintomas que também tive/ tenho:

- O meu ciclo menstrual é totalmente desregulado;
- Imensa queda de cabelo;
- Pele seca;
- Esqueço-me com facilidade das coisas;
- Dificuldade de concentração;
- Dores musculares;
- Alteração de Humor ( irrito-me com imensa facilidade);
- Ansiedade ( outro que me dá cabo da cabeça);
- Prisão de Ventre ( este só começou após tiroidectomia );
- Bócio ( inchaço da tiróide, chegou ao 6 cm).


A quem se familiarizar com este tipo de sintomas, não ignorem. Eu não sabia sequer para que servia a 
tiróide e dos sintomas em caso de problemas. Se tiverem vários sintomas que menciono em cima, aconselho a procurarem o vosso médico de família, para além de 
análises à TSH é necessário uma ecografia. No meu caso, só através de uma eco é que descobriram 
que a minha tiróide estava com problemas.
A quem já passou, um dia de cada vez. É complicado... muitas vezes a nossa cabeça não está em sintonia com o corpo, mas passito a passito damos a volta.
Caso tenham alguma dúvida ou mesmo falarem comigo sobre este assunto, estejam totalmente à vontade.


Esta é uma semana que me diz muito respeito, é a semana internacional da tiróide.



12 comentários:

  1. Revejo-me completamente. Desde muito jovem que tinha dores de cabeça constantes e alturas de insónias terríveis.
    Em 2002, sensivelmente, acordei literalmente com um papo no pescoço. Na altura, uma colega abordou-me na sala dos professores e alertou-me: "Vá ao médico já, colega! Olhe que isso pode ser bócio.". Sorri, abanei a cabeça e fiquei a pensar o que seria isso... Mas aquelas palavras não me saíam da cabeça e, nesse mesmo dia, fui a uma consulta. A médica palpou-me o pescoço, as axilas, as mamas e fez-me imensas perguntas. Por fim, disse-me que podia não ser nada, mas que também podia ser algo com alguma gravidade... (Ainda hoje, agradeço-lhe tanto a sinceridade!)
    Entretanto, comecei a comer como uma desalmada e a emagrecer a olhos vistos. Cheguei aos 45kg... O sono parecia ter fugido, a minha energia parecia ser inesgotável... Análises, ecografia, biópsia e o diagnóstico: nódulos na tiróide e hipertiroidismo. Seguiu-se a cirurgia. Depois veio o hipotiroidismo e a medicação diária.
    Hoje vivo com o cansaço diário brutal, o meu cabelo está cada vez mais fino, as unhas quebradiças, a prisão de ventre alterna com o desarranjo intestinal, as dores musculares fazem-se sentir praticamente todos os dias...
    Não é um problema de saúde que as pessoas compreendam ou que conheçam e é preciso divulgar muito.

    ResponderEliminar
  2. Espero que consigas dentro dos possíveis estar bem! Não fazia ideia da quantidade de sintomas que podiam existir! bjs
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo comentário sábio lá no meu estaminé! :)

    ResponderEliminar
  4. Essa informação é realmente muito importante para sensibilizar e alertar as pessoas para os problemas de tiróide. Normalmente, pedem-se as análises apenas.

    ResponderEliminar
  5. És uma mulher de força, é uma honra conhecer-te pessoalmente!

    https://nobresonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Acho muito importante teres partilhado a tua experiência aqui, tenho a certeza que vais ajudar muitas pessoas! Espero que estejas bem. <3
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que o problema foi identificado! Muitas das vezes os médicos fazem só os exames mais basicos de despiste e se não dá nada dizem que é da nossa cabeça...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Que bom teres partilhado a tua experiência a minha mãe também ando em muitos médicos até descobrirem
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Como eu te entendo! Também tive uns problemas hormonais que me fizeram engordar e por isso identifiquei-me com o teu texto e sei bem o que sentes e pelo que passaste!


    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Sem dúvida que os problemas de tiróide afectam muita gente e condicionam imenso a vida! Ainda bem que estás bem acompanhada!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar